Cerquilho, sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Atendimento Atendimento: Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 12h | Após às 12h, atendimento por telefone e e-mail

Matérias Especiais - Sábado, 27 de Março de 2021

Doe parte do seu Imposto de Renda ao Fundo do Idoso ou da Criança e do Adolescente de Cerquilho

O período de declaração do Imposto de Renda já começou e, por mais que essa ação seja considerada burocrática, pode beneficiar milhares de projetos e instituições, isto porque, até o dia 30 de abril, os contribuintes podem destinar até 3% do IR para projetos sociais.

Para isso, ao preencher a declaração do Imposto de Renda, basta escolher o Fundo Municipal do Idoso ou do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para doar.

Não é possível escolher uma entidade específica e, sim, a causa. É preciso escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, no formulário, é preciso clicar no botão “novo” e escolher o município de Cerquilho-SP e o fundo que deseja doar (Fundo do Idoso e Fundo da Criança e do Adolescente).

Por fim, o contribuinte deverá informar o valor a ser doado, respeitando o limite de até 3%, e o próprio programa gerará o Darf, que deve ser pago até o dia final de entrega da declaração à vista.

É importante esclarecer que o contribuinte não irá pagar a mais se escolher doar, ele pagará exatamente o mesmo valor que já seria pago ao Governo, com a diferença apenas de que deve preencher e pagar dois ou três DARFs ao invés de um só.

Destinando o imposto diretamente a fundos sociais, o cidadão pode mudar a realidade de crianças e adolescentes em situação de risco social, além de dar uma vida mais digna aos idosos. A atitude se torna ainda mais importante em momentos de crise, como a atual, ocasionada pela pandemia.