Orientações Covid-19 - Sexta-feira, 09 de Abril de 2021

Prefeitura de Cerquilho compra 1.002 “vale gás” e 1.000 cestas básicas

A Prefeitura Municipal de Cerquilho deu inicio a licitação de 1.002 vales de gás de cozinha para beneficiar famílias em situação de maior vulnerabilidade social em nossa cidade. O projeto, elaborado pelo Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

O “vale gás de cozinha” será emitido em nome do responsável pela unidade familiar, a qual deverá estar com o Cadastro Único devidamente atualizado até 24 meses da data da última atualização.

Após a compra dos vales, caberá à Assistência Social Municipal a operacionalização e validação das famílias para realizar a entrega. Quando a compra for finalizada, o Departamento Social passará as orientações para as famílias que serão beneficiadas.

Cestas Básicas

Também encontra-se em processo de licitação, a compra de mais 1.000 cestas básicas pela Prefeitura Municipal para doação das famílias acompanhadas e atendidas pela Assistência Social.

Em 2020, no período de 1º de abril a 31 de dezembro, foram entregues 2.407 cestas e, em 2021, no período de janeiro a março, foram entregues 351 cestas, totalizando, portanto, 5.176 pessoas atendidas pela Assistência Social de Cerquilho desde o início da Pandemia.

Desse número de cestas básicas entregues entre 2020 e 2021, a Prefeitura de Cerquilho adquiriu produtos para montar 1.600 cestas e contou com a solidariedade ímpar da população, de empresas, escolas, mercados, entre outras campanhas para montar as demais cestas.

Agradecemos de coração cada doação realizada, cada gesto de carinho, amor e solidariedade com o próximo.

Média de atendimento aumenta mais de 8 vez

Antes da Pandemia, eram atendidas, em média, 30 famílias por mês, as quais retiravam os alimentos no Fundo Social. Com a Pandemia, durante o ano de 2020, a média de atendimento mensal aumentou em mais de 8 vezes, resultando na entregue aproximada de 260 cestas por mês.  Em 2021, a procura segue alta, com o atendimento de cerca de 150 famílias mensal (média de fevereiro e março/2021).

Lembrando ainda que cada cesta entregue, desde o início, é comunicada também ao Ministério Público do Estado de São Paulo, incluindo informações como a origem do alimento que está sendo entregue (como doações de pessoas, empresas, através de Campanhas ou comprado pela Prefeitura) e para qual família está sendo encaminhada.