Cerquilho, sexta-feira, 19 de agosto de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Educação - Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021

Cerquilho sedia reunião de secretários municipais da educação sobre o novo Fundeb

No dia 19 de outubro, Cerquilho sediou uma importante reunião entre os Secretários de Educação de toda região para debater os desafios do novo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

O evento teve a abertura e as boas-vindas do Secretário de Educação e Cultura de Cerquilho, Waldivino Grisotto, seguido das falas da Secretária de Pilar do Sul - Vera Lúcia Nicomendes Macedo; do Secretário de São Roque e representante da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) Polo Sorocaba/Itapetininga - Paulo Dias do Carmo e do Secretário de Porto Feliz e vice-presidente UNDIME SP.

O evento contou a participação de secretários e representantes de 23 municípios: Mairinque, Pilar do Sul, Guareí, Itapetininga, Sarapuí, Ibiúna, Salto de Pirapora, Iperó, Cesário Lange, Boituva, Tatuí, Jumirim, Porangaba, Torre de Pedra, São Miguel Arcanjo, Votorantim, Capela do Alto, Araçariguama, Cabreúva, Alambari, São Roque, Porto Feliz e Salto.

O novo Fundeb prevê o aumento da complementação da União que vai subir gradativamente dos atuais 10% para 23% em 2026. Já neste ano, o percentual alcançará os 12%. Em seguida, passará para 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025; encerrando 2026 com 23%.

Municípios com menor capacidade de investimento, localizados em estados que atualmente não recebem a complementação da União, passarão a receber essa contribuição graças a uma mudança na distribuição de recursos do Fundo.

Ainda haverá direcionamento de uma parcela dos recursos federais para a educação infantil e incentivo à educação técnica profissionalizante de nível médio.

Agora, pelo menos 70% dos valores do Fundo devem ser investidos no pagamento de profissionais da Educação Básica. No antigo modelo, o percentual mínimo era de 60% e abarcava apenas os profissionais do magistério.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/08/2022

Portal atualizado em: 19/08/2022 16:41:22