Administração - Sexta-feira, 03 de Junho de 2022

Prefeitura de Cerquilho inaugura nova creche municipal

Cerimônia também entregou oficial o PoupaTempo de Cerquilho

É um grande orgulho iniciarmos o mês de Junho com duas inaugurações tão importantes para a nossa cidade: a Escola Municipal de Educação Infantil Integral Professora Zélia Maria Grando de Barros e a entrega oficial do PoupaTempo de Cerquilho.

A nova unidade escolar foi construída graças a um Convênio com o Governo Estadual, através da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, e teve um investimento total de R$ 2 milhões, dos quais R$ 800 mil foram pagos pelo município e R$1,2 milhão pelo Estado. A escola foi projetada para atender 166 alunos de 0 a 5 anos, sendo 86 para a creche e 80 para a pré-escola.

A cerimônia teve uma encantadora apresentação "Rosa Juvenil", dramatizada pelos alunos do maternal I B da Escola Padre Artur Silveira, para abrilhantar ainda mais esse dia de comemoração.

Nomear uma obra tão importante para toda a sociedade é uma grande responsabilidade e a Professora Zélia Maria Grando de Barros foi a escolhida para essa homenagem. Nascida e apaixonada por Cerquilho, Zélia nasceu em 29 de Julho de 1947, era filha de Pedro Grando e Irma De Nadai Grando. Casou-se com o Antônio Francisco de Barros - “Pacheco”, no dia 12 de junho de 1971, com quem teve dois filhos: Altâner Grando de Barros e Helmer Grando de Barros (em memória).

Iniciou a profissão de educadora no final da década de 60, ainda muito jovem, lecionando para alunos da Educação Infantil e, posteriormente, para o Ensino Fundamental, sendo uma profissional competente, atenciosa e muito querida por todos. Aposentou-se em 31 de Julho 2011 e, nos deixou, em 04 de outubro de 2020.

Em um primeiro momento, a EMEII Professora Zélia irá abrigar os alunos e a equipe da EMEII “Profª Vicentina Salvador Reginato”, que passará por uma grande reforma, com a troca total do forro e telhado, do piso, dos sanitários, das áreas de banho e instalação de acessibilidade. Um investimento de mais de R$ 1 milhão para oferecer mais qualidade e segurança para nossas crianças.

Em sua fala o prefeito Zé Roberto Pilon enfatizou a grandeza que é inaugurar obras na área da educação, o impacto que elas têm na vida das pessoas e como são capazes de transformar a sociedade. Enalteceu a acertada escolha do nome da escola pelos vereadores, homenageando os familiares presentes da Sra. Zelia, e anunciou ampla reforma em mais três escolas municipais, com investimentos acima dos R$ 3 milhões.

Ainda em seu discurso, Zé Roberto celebrou também a conquista do PoupaTempo, um antigo sonho dos cerquilhenses, que ganhou vida em novembro de 2021. O prefeito agradeceu o Governo do Estado de São Paulo, em especial, ao então Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e os sempre presentes deputados estaduais Edson Giriboni e Maria Lúcia Amary, por sempre colaborarem com Cerquilho e terem trabalhado ativamente para essa importante realização.

Após sua fala, o prefeito e a presidente do Fundo Social Valéria Pilon presentearam a família da Sra. Zélia na pessoa do filho Altaner Grando de Barros, da nora Elisangela Ribeiro Fiuza Grando de Barros, os netos Isaac Fiuza Grando de Barros e Estela Henrique e as irmãs Maria Clotilde Galavote e Milene Maria Grando.