Cerquilho, terça-feira, 29 de novembro de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Saúde - Terça-feira, 23 de Agosto de 2022

O que faz o Setor de Zoonoses?

O que faz o Setor de Zoonoses?

Definição de Zoonoses: A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais.

O Setor de Zoonoses tem a função de realizar ações e serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública, de acordo com a Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017.

Portanto, a função do Setor de Zoonoses não é cuidar dos animais, mas das doenças que eles transmitem aos seres humanos.

Seguem os serviços oferecidos pelo Setor de Zoonoses do município de Cerquilho:

• Recolhimento seletivo de animais: são recolhidos animais doentes, atropelados, agressivos. Esse recolhimento leva em consideração a proteção e a promoção da saúde humana;

• Orientação sobre as principais zoonoses: Raiva, Leishmanioses, Toxoplasmoses, Leptospirose, Verminoses, Sarnas, Febre Maculosa, Esporotricose, etc.

• Vacinação de rotina: através de agendamento no Setor de Zoonoses;

• Vigilância da Raiva: com a finalidade de evitar a propagação da Raiva, o Setor faz o acompanhamento dos agravos (mordidas) causados por cães e gatos domiciliados e de rua. Também observa cães e gatos que entraram em contato com morcegos. Realiza coleta de material de animais suspeitos de raiva (cães, gatos, morcegos) e envia ao Instituto Pasteur para diagnóstico de Raiva;

• Coleta de material para diagnóstico de Leishmaniose Visceral: rotina e em inquérito sorológico.

• Orientação sobre animais sinantrópicos como: pombos, ratos, morcegos, carrapatos, pulgas; através de visitas na residência e mediante reclamação protocolada no Setor de Zoonoses;

• Orientação para prevenção de acidentes com animais peçonhentos e venenosos: cobras, escorpiões, aranhas, sapos, taturanas, etc;

→ Além das atribuições definidas na Portaria do Ministério da Saúde, o Setor de Zoonoses realiza outras ações:

• Atendimento de denúncias de maus tratos: o setor recebe a denúncia e vai até o local para averiguar. Em casos muito graves ou de não atendimento às orientações, a Polícia Militar Ambiental é acionada para acompanhar o caso.

Setor de Zoonoses:

Rua da Fazendinha, 333 – Centro (prédio do CIS)

Funciona de segunda a sexta, das 7:00 às 17:00 h.

e-mail: zoonoses@cerquilho.sp.gov.br

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/11/2022