Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 04 de Outubro de 2022

04 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

04 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

04 de Outubro – Dia Mundial dos Animais

Os animais são exemplo de amor, nos ensinam sobre respeito ao próximo, gratidão e lealdade. Todos os animais também sentem dor, medo e emoções diversas.  Que neste dia, possamos refletir sobre nosso papel como protetores das mais diversas vidas existentes.

O que representa para você a palavra animal?

Ao longo do tempo, a raça animal denominada “humana” desenvolveu seu intelecto, o que diferenciou dos outros animais da natureza, esse desenvolvimento foi possível devido ao desenvolvimento de seus instintos, sua facilidade de adaptação, uso de ferramentas e na domesticação de animais para diversos usos.

Podemos utilizar os animais domésticos, destacando cães e gatos, de diversas maneiras, ou seja, podemos querer animais para propiciar mais segurança, trazer mais companhia, mais saúde física, para trabalho, melhorar a saúde mental e até combater algum tipo de praga.

Se pararmos para pensar um pouco, lembraremos, com certeza, de algum animal que nos deixou saudades. Posso mencionar um caso específico que me marcou muito. No tempo que era treinador de cães, treinava um cão da raça Rottweiler em um sítio afastado, neste existiam ainda mais três cães, dois Pastores Alemãs e um Berneze Montain Dog. No primeiro contato, o caseiro da propriedade me avisou que todos eram sociáveis, porém, um deles que era chamado de Panter (Pasto Alemão de mais de 40 quilos e o mais velho dentre os demais) era para eu tomar cuidado.

Toda vez que chegava para treinar o Rottweiler no sítio, antes de abrir o portão, todos vinham me receber fazendo festa, menos o Panter que olhava de longe, desconfiado, todavia, sem agressividade. Contudo, durante o tempo que treinava, Panter era o único que ficava no local, olhando todo o treinamento, parecendo estar cuidando não só de seu parceiro, mas também de mim.

Com o passar do tempo, fui percebendo que Panter era o cão dominante da matilha, onde todos os outros se submetiam e o respeitavam, inclusive eu. Analisando o controle do animal e o respeito que este me tratava, fui tomando coragem e tentando me aproximar com respeito e aos poucos. Panter entendeu, e foi se aproximando também, no início por breves segundos e depois vindo à porteira com os outros, fazendo festa quando eu chegava para treinar.

Certo dia, chegando à propriedade, ao parar para abrir a porteira fui recebido pelos cães, porém, não pelo Panter. Conduzi o cão até o ponto que usava habitualmente para treinamento e, durante o trajeto, o chamava sem resposta. Não conseguia me concentrar no treino, olhava do lado e sentia a falta do Panter, ali deitado. Parei o treino e fui procurar o caseiro do sítio. Chamava pelo Panter e pelo caseiro, ao encontrar o caseiro na roça de mandioca, sem perceber, fui mal educado, pois, nem dei “bom dia”, fui logo perguntando “cadê o Panter?”. Ele me respondeu com a voz triste que Panter tinha sido picado por uma cobra há alguns dias e tinha morrido em consequência.

Deparei-me naquele momento, que não tinha noção alguma do que o meu amigo Panter representava em minha vida. Mesmo indo duas vezes por semana na propriedade e ficando uma hora apenas. Voltei desconsolado e arrasado. Senti que alguém que amava muito tinha partido. Panter é sinônimo de força, respeito aos limites individuais, amizade e lealdade.

Nós tempos atuais, a prefeitura e os protetores tentam incansavelmente trazer novas historias como essa, realizando conscientização, campanhas de adoções e resgates de animais. No Feirão da Confecção, foram adotados 15 animais, dentre eles Cícero, um perdigueiro grande, tendo este apenas como um exemplo, extremamente dócil com pessoas e todos os tipos e animais domésticos, foi resgatado em condições deplorável em uma estrada no município há aproximadamente 4 anos, ele estava raquítico, com bicheira em um dos ouvidos e no abdômen, além de muito assustado.

Após o recolhimento ele foi tratado, vacinado, esterilizado, microchipado e colocado para adoção. Esta perdurou por 4 anos. E, neste último Feirão, aos 45 minutos do segundo tempo, uma família o adotou. Com certeza, já iniciando uma grande história para ser repassada com as lembranças futuras, ao longo de sua passagem a todos que conviverem de perto.

Nós, seres humanos, devemos nos lembrar de que também somos animais, que também fazemos parte da natureza, e que temos mais responsabilidades com esta, porque somos os únicos animais capazes de destruí-la ou salvá-la. Peço uma reflexão ao ler este texto, pois, a natureza é perfeita e equilibrada, se queremos pintar a nossa casa e temos dúvidas quanto à combinação de cores, basta olhar a natureza. Se algum de nossos filhos correr perigo, basta protegê-lo como uma leoa protege seu filhote. Sim, temos instintos primitivos, resgate isso, tenha compaixão, não julgue a primeira vista, ajude, doe e proteja. Assim estaremos em uma sociedade e ambiente equilibrado.

Para mais informações sobre adoção de animais do Canil Municipal entre em contato (15) 3384-3470 ou e-mail: meioambiente@cerquilho.sp.gov.br.