Saúde - Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024

A Secretaria Municipal de Saúde de Cerquilho, por meio do Setor de Zoonoses, informa sobre o Inquérito Sorológico Amostral Canino da Leishmaniose Visceral Americana de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024.

A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria Municipal de Saúde de Cerquilho, Setor de Zoonoses, informam que realizará Inquérito Sorológico Amostral Canino da Leishmaniose Visceral Americana de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024.

Serão coletadas amostras de sangue de cães, priorizando os bairros onde já foram detectados casos caninos positivos e/ou a presença do inseto transmissor.

O inquérito canino amostral é preconizado pelo Ministério da Saúde em municípios com presença do inseto transmissor (Lutzomya longipalpis) e/ou com presença de Leishmaniose Canina.

A coleta será distribuída da seguinte maneira, sempre das 8h às 11h

Bairro Esplanada/ Centro: de 22 a 25 de janeiro
Ruas: Capinzal, Princesa Isabel, Ver. João Grando, Independência, Humaitá, Tamandaré, Monte Castelo, Ver.  Santo Bertanha, Padre José Castanheira, São José, Augusto Doriguello, Dom Pedro II, Rotary Chube, Duque de Caxias, Carlos de Campos, Corradi Segundo, Achiles Audi, Angelo Luvizoto.

Aguas Claras: dia 26 de janeiro
Ruas: Fioravante Minucci, Lucia Zanetti Pagoto, Lourindo Scudeler, Ferruchio Provazi, Vicente Cisotto

Nova Cerquillho: 27 e 29 de janeiro
Ruas: São José, Chile, Ver. Mário Pilon, Uruguai, Andorinha, Praça dos Colibris

Cidade Jardim: 30 de janeiro
Ruas: Domingos Luvizoto, Pedro Denadai, José Antunes Toledo, José Maria Gonçalves, Mário Gaioto

Di Napoli: 31 de janeiro
Ruas: Oswaldo Malavazi, Portugal, Isabel Gardenal, Nestor Benatti Falcin, República do
Líbano

Centro: 31 de janeiro
Ruas: Sabadim, Bento Souto, Paulo Betini, Dr. Soares Hungria, Fazendinha, General Osório.

Parque Alvorada: 01 de fevereiro
Ruas: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Acre, Pará, Amapá, José Luiz Scatena, Antônio Lopes Proença.

Os funcionários que trabalharão no inquérito estarão uniformizados e usando crachá de identificação.

O QUE É A LEISHMANIOSE VISCERAL?
A leishmaniose visceral (LV) é uma doença grave, causada por um parasito transmitido para pessoas e cães por meio da picada de um inseto (vetor) muito pequeno, conhecido como “mosquito palha”.
No ciclo da doença o inseto  pica um cão doente – portador do parasito – e depois pica uma pessoa saudável, que também pode desenvolver a doença.
Medidas simples para manter o ambiente limpo protegem você, seus familiares e sua comunidade da leishmaniose. Cada cidadão deve limpar diariamente quintais e jardins, recolhendo todo material orgânico do chão (fezes de animais, folhas, frutos etc.). É nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães.