Assistência Social - Quinta-feira, 11 de Maio de 2017

Confira as ações do CRAS Cidade das Rosas em abril

Foram realizadas atividades em comemoração à Páscoa, ao Dia do Índio e Projeto Comunidade

Projeto Comunidade

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Crianças e Adolescentes - Vivendo e Aprendendo e Adolescente Antenado II desenvolveu, no mês de abril, o Projeto Comunidade.

A proposta era de valorizar a cultura de famílias e comunidades locais com o resgate de suas tradições e a promoção de vivências lúdicas, proporcionando o conhecimento do funcionamento da comunidade. Para isso, foram realizadas ações como: um mapeamento dos principais pontos do bairro, entrevistas com vários moradores sobre as melhorias, pontos altos e baixos e o desenvolvimento, resgatando, assim, a história local e da cidade.

Também foi construída uma maquete com os principais pontos turísticos de Cerquilho, feito desenho do bairro, realizado o jogo da memória, um passeio de ônibus (em parceria com a Secretaria de Educação) pelos principais pontos da cidade: Escola do bairro, UBS Pq. Alvorada, Quadra, CRAS Cidade das Rosas, Prefeitura, Fórum, Santa Casa, Distrito Industrial, Teatro e parada na Biblioteca Municipal.

Comemoração Dia do Índio

Em comemoração ao Dia do Índio, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Criança e Adolescente “Vivendo e Aprendendo/Adolescente Antenado II” realizou atividades de valorização da cultura indígena.

Esse momento foi relevante para reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas e o respeito às suas manifestações culturais. A ideia se concretizou em atividades que incentivaram o conhecimento, a participação e a vivência da cultura indígena de forma dinâmica.

Essas ações permitiram apresentar um pouco do cotidiano da vida indígena, incluindo suas formas de sobrevivência. Por fim, as crianças e os adolescentes puderam demonstrar todo o conhecimento sobre o tema, participando com muito entusiasmo na confecção de roupa, tinta para pintura do corpo, colares, cocar e brincadeiras como tiro ao alvo e cabo de guerra.

Comemoração da Páscoa

O CRAS Cidade das Rosas proporcionou a interação entre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Criança e Adolescente - Vivendo e Aprendendo/Adolescente Antenado II e Centro de Convivência do Idoso, com o objetivo de transmitir as crianças e adolescentes o verdadeiro significado da Páscoa.

Foram destacados os valores, as boas ações e boas maneiras para que assim, fosse promovida a reflexão sobre a amizade entre as pessoas, a partilha, a solidariedade, a afetividade, a fraternidade, o amor e o respeito ao próximo.

No evento, as crianças e adolescentes do SCFV Vivendo II apresentaram uma peça teatral com o tema: “O verdadeiro significado da Páscoa”. Logo em seguida, cantaram a música “Coelho da Páscoa” e, ao final, foram entregues pirulitos de chocolate confeccionados pelas crianças/adolescentes a todos os participantes.

Essa interação foi de grande valia para todos os envolvidos, pois permitiu fortalecer valores que podem ser repassados para a convivência familiar.