Assistência Social - Terça-feira, 29 de Novembro de 2022

CRAS desenvolve atividades de convivência e fortalecimento de vinculos no mês de outubro

Em outubro, as equipes técnicas dos CRAS Cerquilho e CRAS Cidade das Rosas, em parceria com Entidades Socioassistenciais do município, realizaram diversas atividades de interação, convivência e intergeracionais entre crianças, adolescentes e pessoas idosas.

No mês de outubro temos duas datas importantes, dia 1º de outubro comemora-se o dia da pessoa idosa e no dia 12 de outubro o dia das crianças. A partir desta temática os CRAS prepararam um trabalho social intergeracional entre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que integram essas faixas etárias.

No início do mês os SCFV visitaram diversos espaços do município. As pessoas idosas do SCFV referenciados ao CRAS Cerquilho e os adolescentes visitaram o centro cultural do município, espaço que abriga importantes manifestações culturais cerquilhenses, como a Sede do Projeto Guri, o Balé Municipal, o Teatro Municipal e a Biblioteca Municipal. E as pessoas idosas do SCFV referenciados ao CRAS Rosas visitaram o Parque dos Lagos, onde fizeram uma caminhada ao ar livre e um animado piquenique.

As crianças e os adolescentes tiveram rodas de conversas com idosos do nosso município, onde puderam romper alguns “tabus” sobre o processo de envelhecimento e ainda valorizar sua vitalidade e contribuição na sociedade.

Na execução das atividades nos Serviços, dividimos a temática da valorização a pessoa idosa em quatro encontros. O primeiro foi voltado a explorar a participação cidadã das pessoas idosas pertencentes aos SCFV, os vínculos familiares e comunitários, onde sugerimos a contação de histórias apenas entre pessoas idosas e no segundo encontro pudemos agregar as crianças e os adolescentes. A contação de histórias foi utilizada neste encontros enquanto uma estratégia lúdica, criativa e de promoção da convivência intergeracional, resultando em uma valiosa contribuição social da pessoal idosas para formação das crianças.

No terceiro encontro tivemos uma parceria com a Entidade Lar São José de Cerquilho. Os SCFV da faixa etária de 06 a 14 anos foram convidados para participar da “Ação Movimentando o Lar”, com o tema “A magia do Circo”. Foi uma tarde de descontração entre crianças, adolescentes e pessoas idosas, contamos ainda com a apresentação do mágico Bianconi, onde foi responsável pela recreação e interação de todos.

Finalizando a temática do mês de outubro, tivemos uma interação entre os quatros SCFV, tanto da faixa etária de 06 a 14 anos, quanto da pessoa idosa, referenciados aos CRAS. A manhã contou com uma apresentação cultural elaborada pelas crianças e adolescentes e uma palestra sobre a importância em valorizar a pessoa idosa.

Ainda referente as comemorações do dia das crianças, as equipes dos CRAS e SCFV realizaram um evento com muita alegria e diversão para as crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência.

O evento ocorreu no espaço físico do SCFV – Núcleo I, que recebeu uma decoração temática realizada pelas educadoras sociais, brinquedos infláveis e atividades recreativas voltados ao público atendido. Tivemos ainda convidados especiais neste dia, os funcionários do Banco Santander, que presentearam o SCFV com a doação de uma mesa de ping pong.